O contra-ataque da Honda

O que era moda passou a ser um dado incontornável no mundo automóvel. Os crossovers e os SUV estão a crescer cada vez mais e a tomar conta do mercado europeu, e marca que não os tenha bem actualizados ressente-se no que às vendas diz respeito.

Foi para contrariar este cenário que a Honda apresentou agora o seu mais recente projecto, o HR-V, com anúncio de chegada para o mês de Setembro.

Com linhas musculadas e um perfil de coupé, o que mais surpreende no HR-V são as suas dimensões acima da média, o que lhe permite ‘pular’ do segmento B até ao C para se bater numa luta bem interessante com o seu grande rival: o Nissan Qashqai. Os seus quase 4.300 metros de comprimento e os 2.019 m de largura têm ainda o dom de emprestar mais espaço ao habitáculo, muito bem recebido especialmente para quem viaja no banco traseiro. Quanto à posição de condução, e como é habitual num SUV, é elevada. Igualmente positivo é o sistema de rebatimento dos bancos – Magic Seat System -, que nos permite obter um compartimento de carga totalmente plano.

Quanto ao motor 1.6 i-DTEC confere ao Honda HR-V grande agilidade, quer na cidade quer em estrada, mostrando corresponder a qualquer solicitação do acelerador. Boa insonorização, boa suspensão, uma caixa rápida e o facto de oscilar pouco em curva são outros atributos que constituem mais-valias na luta com o seu mais directo rival.

No que se refere a ajudas à condução, o Honda HR-V coloca ainda à nossa disposição o sistema de travagem automática em cidade, alerta de colisão, reconhecimento de sinais de trânsito e assistência ao arranque em subida, entre outros. Enfim, uma opção muito interessante sem dúvida.

Honda HR-V 1.6i-DTEC   

Motor  diesel; 4 cilindros em linha          

Cilindrada (c.c.) 1597        

Potência combinada (cv/rpm) 120/ 4000                      

Transmissão dianteira; caixa manual de 6 veloc.                   

Compr./Larg./Altura (mm) 4294/ 2019/ 1605   

Peso (kg) 1324                   

Velocidade máxima (km/h)           192    

Aceleração (0 a 100 km/h) 0-100 km/h – 10,1 s            

Consumo misto (litros/100 km)  4,1                    

Emissões CO2 (g/km) 104 g/km