Três mortos em explosão numa mina da República Checa

Três mineiros morreram e dois ficaram feridos numa explosão provocada por uma fuga de gás metano numa mina da República Checa durante a noite passada, informaram hoje os meios de emergência e a companhia mineira OKD. 

Três mortos em explosão numa mina da República Checa

A fuga de gás ocorreu na noite passada, por volta das 23:30 locais (22:30 em Lisboa), durante os trabalhos de prospeção numa veia da mina Darkov, afirmou Marek Sibrt, porta-voz da empresa mineira OKD.

Segundo a imprensa checa, os mineiros que morreram tinham 32, 38 e 39 anos.

Lukas Hempel, porta-voz dos serviços de emergência, disse à agência noticiosa AFP que um dos feridos sofreu queimaduras graves em mais de metade do corpo, incluindo na cabeça.

O ferido grave foi transportado para o hospital de helicóptero, enquanto o outro mineiro sofreu apenas ferimentos ligeiros, adiantou.

Uma investigação está em curso para determinar a causa da explosão na mina de Darkov, situada perto da vila de Karvina, a 300 quilómetros de Praga.

 Em novembro de 2014, outras três pessoas morreram e nove ficaram feridas na mina Karvina, situada na mesma localidade que a mina Darkov e que é explorada pela mesma empresa mineira.

Em 2014, outros cinco mineiros faleceram em distintas explorações mineiras da OKD, tanto em baixo de terra como na superfície, em trabalhos de manipulação com carbono e equipamentos de extração. 

Lusa/SOL