Tufão Soudelor causa 17 mortes na China

O número de pessoas mortas pelo tufão Soudelor na China subiu para 17, informou hoje a imprensa estatal, indicando haver cinco desaparecidos.

Tufão Soudelor causa 17 mortes na China

Três pessoas foram mortas por um deslizamento de terra e outra foi dada como desaparecida depois de ter sido 'varrida' por inundações em Ningde, na província oriental de Fujian, segundo o Fujian Daily.

Na vizinha província de Zhejiang, 14 pessoas morreram e quatro estavam desaparecidas, informou anteriormente a agência noticiosa Xinhua, citando autoridades locais.

De acordo com a Xinhua, 12 das vítimas eram de Wenzhou, cidade com 1,5 milhões de habitantes e que registou prejuízos de mais de 600 milhões de dólares.

As perdas económicas diretas nas duas províncias foram estimadas em cerca de oito mil milhões de yuans (1,31 mil milhões de dólares), segundo a imprensa oficial.

Com a passagem do tufão, aquela região registou as piores chuvas dos últimos cem anos, assim como deslizamento de terras nas zonas rurais.

Segundo as previsões do centro meteorológico chinês, o tufão Soudelor poderá passar nas próximas horas à categoria de tempestade tropical à medida que progride naquela região do continente asiático.

Em Taiwan, o tufão causou seis mortos, 102 feridos e quatro desaparecidos. Mais de três milhões de famílias ficaram sem eletricidade por causa das chuvas torrenciais.

Lusa/SOL