Começámos hoje a viver acima das possibilidades da Terra

A organização não-governamental Global Footprint revelou recentemente que, em apenas oito meses, os seres humanos consumiram todos os recursos renováveis que a Terra produz num ano. Ou seja, a partir de hoje, estamos a ‘viver acima das nossas possibilidades’.

A Global Footprint faz este cálculo há mais de 20 anos com base nos dados fornecidos pelas Nações Unidas, fazendo a comparação entre a pegada ecológica do Homem e a capacidade do planeta de se regenerar, renovando os recursos e absorvendo os resíduos.

Com base nestes parâmetros, a organização consegue determinar o dia em que começamos a delapidar as reservas da Terra – Em 2015, assinala-se hoje o primeiro dia em que ‘vivemos acima das nossas possibilidades’.

De acordo com a Global Footprint, a data tem sido assinalada cada vez mais cedo: Em 2005, a exploração das reservas da Terra começaram só em Setembro. Em 1975, essa fase só ocorria em Novembro.

Se continuarmos a consumir os recursos desta forma, em 2030 serão necessários recursos gerados por dois planetas.

No entanto, existem boas notícias: Em Dezembro, realizar-se-á uma conferência mundial sobre as alterações climáticas. Basta os 195 países que vão participar chegarem a acordo para a redução de 30% das emissões de CO2 para que, em 2030, a humanidade consiga viver das reservas da Terra só a partir de Setembro.