5 características dos canhoto

Mais de 10% da população é canhota, mais ainda não se sabe a razão científica por detrás desta diferença entre as pessoas. No entanto, o que os cientistas já descobriram é que existem traços de personalidade comuns entre as pessoas que usam mais a mão esquerda do que a direita.

O Huffington Post fez uma lista com algumas das características dos canhotos. Aqui estão elas:

– Têm uma maior probabilidade de sofrerem psicoses: Estudos recentes mostram que 20% das pessoas que têm psicoses são canhotas. Mas um outro estudo publicado no jornal SAGE afirma que a probabilidade de um canhoto sofrer uma psicose é ainda maior.

– São melhores artistas: De acordo com um estudo publicado no American Journal, os canhotos são mais criativos e exploram mais soluções para os problemas. Mas nem tudo é bom: O Wall Street Journal publicou um artigo que mostra que os salários dos canhotos são (em média) 10% mais baixos do que os dos destros.

– São melhores desportistas: O golfista Phil Mickelson, o tenista Rafael Nadal e o boxer Oscar de la Hoya provam esta teoria. De acordo com Rik Smits, autor do livro ‘The Puzzle of Left.Handedness’, os canhotos estão em vantagem nos desportos que são praticados frente-a-frente. Isto porque têm mais facilidade em treinar contra destros, enquanto estes últimos não têm tantas oportunidades para praticar com canhotos.

– São mais medrosos: As pessoas canhotas deixam-se afectar mais mais facilmente pelo medo que as destras, revela um estudo apresentado no British Psychological Society e citado no Telegraph. “Depois de sodrerem uma experiência em que tiveram medo de algo, os canhotos apresentam mais sinais semelhantes a stress pós-traumático do que os destros”, explica Carolyn Choudhary, a líder da investigação. Esta conclusão sugere que os dois lados do cérebro reagem de forma diferente a situações stressantes.

– Gostam mais de álcool: Antes dizia-se que os canhotos tinham uma maior tendência para se tornarem alcoólicos. No entanto, um estudo publicado no British Journal of Health Psychology e feito com base na observação de 25 mil pessoas de 12 países mostra que isso não é verdade – apenas bebem mais que os destros.

Para ler o artigo original (em inglês) e ver mais pontos, clique aqui.