Japão. Tufão Goni obriga a cancelamento de 300 voos

O tufão Goni, que fez 20 feridos entre segunda-feira e hoje à sua passagem pelo sudoeste do Japão, forçou o cancelamento de 300 voos, causou interrupções nos comboios de alta velocidade e cortes no fornecimento de energia elétrica. 

Japão. Tufão Goni obriga a cancelamento de 300 voos

Às 11:45 (03:45 em Lisboa), o tufão Goni estava a aproximadamente 200 quilómetros a norte da prefeitura de Fukuoka, na ilha meridional de Kyushu, movendo-se em direção a nordeste, segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA).

O Goni, 15.º tufão de 2015 no Pacífico, com uma intensidade considerada como "forte" à passagem pelo Japão, ainda faz com que se mantenha o nível de alerta em grande parte das regiões do sul e do oeste do país devido ao risco de fortes chuvas, inundações, deslizamentos de terras e ventos de até 180 quilómetros por hora.

A tempestade deixou temporariamente sem luz 470 mil habitações na região de Kyushu, segundo dados da companhia elétrica, tendo as autoridades locais recomendado a retirada de milhares de residentes.

Cerca de 300 voos foram cancelados no sudoeste do país, a maioria dos quais com partida ou chegada em Kyushu, enquanto grande parte dos comboios de alta velocidade (Shinkansen) e das linhas locais que ligam esta zona a outras áreas do país sofreu atrasos ou interrupções.

Além disso, duas dezenas de pessoas ficaram feridas, segundo a agência Kyodo.

A JMA prevê que o Goni provoque copiosas chuvas e fortes ventos ao longo do dia de hoje na região de Chugoku, oeste, antes de deixar o arquipélago.

Nas Filipinas, o tufão Goni fez pelo menos 26 mortos.

Lusa/SOL