Este município vai reduzir o IMI para as famílias com filhos

O presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, disse hoje à agência Lusa que o município decidiu reduzir o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para famílias com filhos residentes no concelho.

"Esta é mais uma medida tomada no âmbito das políticas de fixação de pessoas desenvolvida pelo município. A redução da taxa do IMI é mais um incentivo a juntar àqueles que estamos a dar no concelho", disse Luís Pereira.

O executivo decidiu aprovar a taxa mínima de IMI de 0,3% e explica que na base desta decisão está a situação de contenção económica que os portugueses vivem, "com brutais aumentos de impostos" que diminuem a qualidade de vida das pessoas.

Em comunicado, a autarquia explica que "sendo este um imposto onde a autarquia pode ser flexível, o executivo vem desta forma apoiar as famílias com filhos, traduzindo a redução do valor desta coleta em função do número de filhos que fazem parte do agregado familiar".

Segundo o município, na prática, as famílias com um filho passam a beneficiar de uma redução de 10% no IMI, com dois filhos, de 15% e as famílias com três ou mais filhos dependentes veem a sua redução do imposto em 20%.

"Esta medida poderá beneficiar mais de 200 agregados familiares em Ródão", lê-se no documento.

A Câmara de Vila Velha de Ródão é um dos primeiros municípios do distrito de Castelo Branco a aplicar reduções de IMI para famílias com filhos, ao abrigo das possibilidades que a Lei do Orçamento do Estado deste ano prevê para a fiscalidade da Administração Local.

Lusa/SOL