Sociedade

Bispos intercedem por canonização de Bartolomeu dos Mártires

Durante o encontro de segunda-feira com o Papa Francisco, o arcebispo de Braga, Jorge Ortiga, sublinhou a importância de se concluir o processo de canonizado do beato Frei Bartolomeu dos Mártires. “O papa pediu ao seu secretário que apontasse a questão o que significa que levou o assunto a sério”, explicou ao SOL o bispo de Viseu, Ilídio Leandro, presente na reunião.

Bispos intercedem por canonização de Bartolomeu dos Mártires

DR  


O processo de canonização do beato português está já em Roma há algum tempo e aguarda decisão. Frei Bartolomeu dos Mártires foi arcebispo de Braga e a sua beatificação ocorreu no tempo do Papa João Paulo II, em 2001. O beato nasceu em Lisboa em 1514, na freguesia de Nossa Senhora dos Mártires, e entrou na Ordem Dominicana em 1528.

Antes de liderar o arcebispado, foi professor nos Conventos de S. Domingos de Benfica, Batalha e Évora. Notabilizou-se pelos contributos para o Concílio de Trento. A visita ‘ad Limina’ dos bispos portugueses ao Vaticano iniciou-se na segunda-feira e termina no sábado. Além dos encontros com o Papa, os bispos vão celebrar missa nas quatro basílicas papais e participar em reuniões nos organismos da Cúria Romana. 

catarina.guerreiro@sol.pt

Os comentários estão desactivados.