É oficial: Isabel é a monarca britânica há mais tempo no trono [fotogaleria]

Isabel II acaba de superar, às 17h30, o reinado da rainha Vitória, que governou o império britânico durante 63 anos e sete meses, entre 1837 e 1901. A atual monarca foi coroada a 6 de fevereiro de 1952 e continua no ativo e nunca perdeu popularidade entre os súbditos. Talvez o mérito, dizem os analistas…

É oficial: Isabel é a monarca britânica há mais tempo no trono [fotogaleria]

E qual a razão de uma hora tão precisa para o recorde isabelino? Tendo por base a hora da morte do pai e antecessor de Isabel, Jorge VI – pela 1 da manhã de 6 de Fevereiro de 1952 – a coroa britânica estabeleceu que a hora a ter em conta para o início do novo reinado seriam as 17h30.

Isabel II viu passar 12 primeiros ministros e 200 chefes de governo de outros países da Commonwealth dos quais ainda hoje é chefe de Estado (Canadá, Austrália e Nova Zelândia incluídos). E perdeu a liderança de vários países com as sucessivas descolonizações no império britânico – de 32 no início do seu reinado passaram a 15 na atualidade. Isabel II viu ainda passar sete Papas, a integração europeia, a Guerra Fria, a queda do muro de Berlim, assistindo, impávida e inamovível, à segunda metade de um dos séculos mais conturbados da História.  

 ricardo.nabais@sol.pt