Bispo é trunfo na campanha de candidato a bastonários dos Enfermeiros

O bispo emérito das Forças Armadas, Januário Torgal Ferreira, é um dos ‘trunfos’ da campanha de um dos candidatos a bastonário da Ordem dos Enfermeiros (OE), que amanhã apresenta oficialmente a sua candidatura às eleições de 15 de dezembro.

O atual líder da secção Sul da Ordem, Alexandre Tomás, convidou o bispo para ser o Provedor do Utente há alguns meses e este aceitou a semana passada assumir o cargo caso este enfermeiro vença a corrida à liderança da OE

“Convidamos os Sr D. Januário Torgal Ferreira e ele respondeu ao nosso desafio de ser o porta-voz dos utentes”, disse ao SOL, o enfermeiro Alexandre Tomás.

Se vencer as eleições, o candidato quer que o bispo emérito possa servir de “voz” para os utentes, alertando para as situações de dificuldade de acesso aos cuidados de enfermagem ou de saúde em geral. “A figura do provedor, que decorre da nova lei das associações profissionais, será uma forma de as queixas dos utentes se fazerem ouvir”, explicou, adiantando que as situações de má prática clínica continuarão a ser denunciadas e analisadas pelos órgãos disciplinares da Ordem.

Amanhã o bispo, que hoje regressa de Roma, estará presente na apresentação oficial da candidatura do enfermeiro na Livraria Ler Devagar, no LX Factory, em Alcântara, Lisboa. Na disputada do lugar hoje ocupado por Germano Couto, estão já oficialmente na corrida os enfermeiros Sérgio Gomes e Lúcia Leite. 

joana.f.costa@sol.pt