LifeStyle

Feira do Douro: Aqui, a música é outra

Não consta que saibam cantar, não tocam em nenhuma banda, nem o seu nome está ligado às praias da Califórnia. Bem pelo contrário: a sua origem é a região do Douro. Mas tal como o grupo norte-americano Beach Boys (que foi um dos mais influentes no panorama do rock e da pop music), também eles estão a revolucionar a história do vinho em Portugal. E se a banda, criada em 1961, granjeou nome por todo o mundo, também os Douro Boys, assim é o seu nome, têm uma estreita ligação com a fama, só que esta é dirigida para os vinhos da sua região. Os cinco elementos que compõem este grupo - Tomás Roquette, Dirk Niepoort, Cristiano van Zeller, Francisco Olazabal e Francisco Ferreira - são produtores de outras tantas quintas (respectivamente Crasto, Niepoort, Vale D. Maria, Vale Me- ão e Vallado) e resolveram unir-se, desde 2003, para fazer com que os vinhos de mesa do Douro consigam o reconhecimento mundial que a sua grande qualidade merece, colocando-os a par do famoso Vinho do Porto, que faz gala da sua tradição secular.

 

Todos eles produzem os seus próprios vinhos (e que vinhos!), mas juntos vão mundo fora defendendo o Vale do Douro, apresentando e dando a provar os seus néctares de excelência, numa união de esforços que tem dado frutos.

E agora, ei-los a apresentar, em Portugal, o seu mais recente projecto; a Feira do Douro By Douro Boys. A realizar nos dias 19 e 20 de setembro, na Quinta do Vallado (sábado das 15h às 20h e domingo das 11h às 18h), esta festa celebra o melhor que o Douro tem para dar, um mercado enogastronómico que vai mostrar sabores típicos da região a par dos vinhos deste conjunto de produtores. O pão, os queijos artesanais, as famosas salsichas picantes durienses e muito, muito mais, animarão esta Feira que agora entra na sua primeira edição, mas que os Douro Boys pretendem que seja realizada anualmente em plena época das vindimas e a cada ano numa quinta diferente. 

A entrada na Feira do Douro By Douro Boys custará 10 euros por pessoa (e inclui um copo de prova Riedel). Pode obter mais informações (por exemplo onde dormir) em www.douroboys.com e www.dourovalley.eu. 

jmoroso@netcabo.pt