Android ONE ‘aterra’ em Madrid

O Sol foi convidado a conhecer o mais recente dispositivo da BQ, em Madrid. A viagem findou no Google Campus com uma apresentação, que ficou a cargo de Javier Zapatero, responsável da Google para Portugal e Espanha.

E os rumores confirmaram-se: uma parceria entre a BQ e a gigante Google e o lançamento de um novo dispositivo com Android ONE. O mote foi a conectividade entre multidões, e a constante procura pelo melhor produto, com uma conjugação entre funcionalidades, desempenho e preço.

Foi com este propósito que nasceu esta parceria, com a empresa espanhola a ter a responsabilidade de construir o denominado Aquaris A4.5 e a americana o software. É um pouco à imagem do que a Google faz com outras marcas nos Nexus, mas agora num dispositivo muito mais acessível e sem 'tralha'.

É puro, sem as temidas e habituais aplicações que geralmente são inúteis e que ninguém utiliza. Mas consumem espaço de armazenamento no telefone. E se não sobrecarrega o smartphone, optimiza todos os aspectos, conjugando o que há no seu hardware e tornando-se uma referência a baixo custo.

Coube por isso a Alberto Méndez, o director da marca espanhola BQ, a merecida explicação das potencialidades deste A4.5.

O corpo é BQ, não há como fugir: corpo em policarbonato resistente a dedadas, robusto quanto basta e capaz de suportar quedas. O ecrã de 4,5'' tem uma resolução de 540×960 e tecnologia Quantum Plus+, além do sensor Atmel maXtouch que aumenta a sensibilidade do ecrã quando utilizamos luvas, ou dedos húmidos.

É 'alimentado' pelo conjunto do processador Media Tek MT6735M (quad-core a 1,0GHz), uma GPU Mali T720–MP1 e 1GB de RAM. A bateria possui 2460mAh.

A câmara traseira é de 8mp e tem abertura f/2.0, dual flash e grava vídeo em HD. A frontal foca-se nas selfies, oferecendo 5mp e também uma abertura f/2.0.

No capítulo sonoro, o A4.5 vem dotado de som Dolby, graças à inclusão de dois microfones para redução de ruído conjugados ao altifalante.

Como é habitual na BQ, este é livre e dual SIM. Para complementar este dispositivo, a marca oferece uma garantia de 5 anos, e as actualizações do sistema operativo ficarão asseguradas pela Google.

Já está disponível em Portugal  por 179,90€, ao passo que em Espanha terá um custo de 169,90€. 

oscar.rocha@sol.pt