O que significa a subida do rating português?

A agência de rating Standard&Poors subiu hoje a notação financeira de Portugal, passando de BB para BB+. A mudança significa que a perceção do mercado quanto ao desempenho económico e financeiro do país é mais positiva, o que pode facilitar o recurso ao endividamento externo. Em teoria, se alguém comprasse dívida pública do país só…

Na escala da S&P, um rating BB+ significa que comprar dívida portuguesa está ainda na categoria de investimento especulativo, o que na gíria dos mercados financeiros se designa como ‘junk’, ou lixo. Contudo, o país está a apenas um nível do nível BBB-, em que a agência já considera que existe uma “adequada capacidade de honrar os compromissos financeiros”.

A escala de ratings da agência tem 24 posições e Portugal está na 11ª. Abaixo do atual patamar de Portugal, há diversos graus de risco mais elevados, como o B, o CCC ou o CC, que indicam que um emitente de dívida apresenta “grandes incertezas” ou uma grande exposição elevada a condições adversas, segundo a S&P.

Mas os piores são os níveis SD ou D. significam ‘Selective Default’ ou ‘Default’ e indicam que um emitente já entrou em algum tipo de incumprimento.

Empresas públicas vão beneficiar

A agência justifica a revisão do rating com a recuperação económica e a consolidação orçamental de Portugal, e entende que as políticas seguidas até ao momento serão seguidas seguidas "independentemente do resultado das eleições de outubro".

Assim, é expectável que as empresas públicas também beneficiem desta alteração. Como os grupos empresariais do Estado têm o rating vinculado à notação da República, a S&P deverá nos próximos dias subir também as notas de algumas empresas.

As outras duas agências de rating mais conhecidas, a Moody’s e a Fitch, já colocavam a dívida pública portuguesa um nível abaixo do patamar não-especulativo.

joao.madeira@sol.pt