Papa Francisco e Fidel Castro falaram sobre o ambiente e trocaram ofertas de livros

O papa Francisco, que está de visita a Cuba, encontrou-se hoje com o ex-presidente cubano Fidel Castro, falaram sobre vários temas do mundo atual e trocaram alguns presentes de cortesia, anunciou o Vaticano.

O papa foi recebido em casa de Fidel Castro, em Havana, num "ambiente muito familiar e informal", tendo o encontro durado cerca de quarenta minutos na presença de vários familiares do líder histórico de Cuba, afirmou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

No encontro, Francisco e Fidel Castro falaram sobre vários temas da atualidade, em particular sobre o meio ambiente, e houve troca de ofertas literárias.

O papa Francisco ofereceu a Fidel Castro um livro sobre a relação entre humor e religião e a encíclica "Laudato si", sobre o meio ambiente, e recebeu a obra "Fidel y la religión", com uma entrevista que o teólogo brasileiro Frei Betto lhe fez em 1985.

Fidel Castro, de 89 anos e retirado do poder desde 2006, também se encontrou com o papa anterior, Bento XVI, quando este visitou Cuba em 2012.

Lusa/SOL