Portugal tem 94 mil carros do grupo Volkswagen com emissões adulteradas

Existem em Portugal 94.400 veículos do grupo Volkswagen equipados com motores Euro 5, onde foram detetados dados incorretos de emissão de partículas poluentes. O anúncio foi feito hoje pela SIVA, distribuidor das marcas do grupo em território nacional.

Portugal tem 94 mil carros do grupo Volkswagen com emissões adulteradas

Do total de veículos afetados em Portugal, há 53.761 automóveis da Volkswagen, 31.839 da Audi e 8.800 Skoda.

Segundo o comunicado, o grupo alemão já tem um plano global para resolver a situação dos veículos equipados. Em outubro, a Volkswagen e as restantes marcas do grupo apresentarão às autoridades competentes uma “solução técnica assim como as medidas a aplicar”.

Esta solução será também aplicada em todos os veículos ainda não matriculados, os quais “já serão entregues aos clientes de acordo com as normas ambientais em vigor”, diz a empresa, que garante que os problemas “não afetam a segurança dos veículos em causa nem representam qualquer perigo para a circulação automóvel”.

Cada uma das marcas do grupo vai ativar “oportunamente” uma página na internet em Portugal com informações sobre os veículos abrangidos – incluindo a lista de “chassis” dos modelos em causa – para manter os clientes informados sobre os desenvolvimentos da situação.

A SIVA sublinha que “todos os veículos novos a serem comercializados em Portugal respondem aos requisitos legais e aos padrões ambientais em vigor”.

joao.madeira@sol.pt