Chelsea não passa no Dragão. Casillas não deixa

O FC Porto bateu hoje o Chelsea por 2-1, com golos de André André e Maicon, e subiu à liderança do Grupo G, após a segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Uma vitória que os azuis e brancos fizeram por merecer, com uma exibição bem conseguida frente aos campeões ingleses, incapazes…

Chelsea não passa no Dragão. Casillas não deixa

O FC Porto entrou com ritmo e ao ataque, mas duas respostas em velocidade da equipa de José Mourinho travaram um pouco esse ímpeto inicial. Na primeira, Fàbregas obrigou Casillas a esticar-se para desviar o remate do seu companheiro de seleção para canto (6’). E, na segunda, o guarda-redes socorreu-se do pé esquerdo para negar o golo a Pedro, outro ‘amigo’ da seleção espanhola, que lhe apareceu isolado lançado por Willian (13’).

Os dragões demoraram a processar a ameaça, mas com o decorrer do tempo foram tomando conta das operações e chegaram ao golo a seis minutos do intervalo. Brahimi entrou na área pela esquerda, o guarda-redes Begovic defendeu o remate do argelino como pôde e a bola sobrou para André André, que não perdoou na recarga.

Na última jogada da primeira parte, porém, Ramires trabalhou bem à entrada da área portista e foi parado em falta por Danilo. Na sequência, Willian restabeleceu o empate de livre direto, com Casillas ‘pregado’ ao solo a queixar-se de não ter visto a bola partir.

No regresso dos balneários, o FC Porto demorou sete minutos a recuperar a vantagem. Num canto, Maicon saiu de perto de Begovic e antecipou-se a toda a defesa contrária, na zona do primeiro poste, para marcar o segundo golo através de um desvio subtil de cabeça na direção da baliza.

{relacionados}

O jogo entrou então num ritmo frenético, com vários lances de perigo desperdiçados pelas duas equipas. Num deles, aos 81 minutos, Danilo atirou ao poste, de novo na sequência de um canto favorável ao FC Porto.

Nos minutos finais, o Chelsea deu o tudo por tudo para chegar ao empate, mas os dragões não cometeram erros e seguraram a vitória. 

O FC Porto lidera agora o grupo com quatro pontos, a par do Dínamo de Kiev, que venceu o Maccabi Telavive em Israel por 2-0, enquanto o Chelsea caiu para terceiro, com menos um ponto.​

rui.antunes@sol.pt