Sporting diz que Benfica também contratou Samaris com ajuda de empresário angolano

O Sporting desvaloriza a participação do empresário angolano António Mosquito, presidente do Clube Recreativo de Caála, no negócio que levou o brasileiro Bruno Paulista para Alvalade, por empréstimo dos angolanos. 

Sporting diz que Benfica também contratou Samaris com ajuda de empresário angolano

Segundo fonte oficial dos leões, Mosquito “é parceiro de vários clubes no que respeita à compra de jogadores através do Recreativo de Caála” e, a título de exemplo, “participou na compra do jogador Samaris pelo Sport Lisboa e Benfica”.

Sem descortinar qualquer ilegalidade nestes procedimentos, o clube de Alvalade remete para o último relatório e contas enviado à CMVM para demonstrar que não guarda segredo da ligação a Angola. “Existiram ainda conversações e negociações com clubes Angolanos para a celebração de parcerias, designadamente com o 1º de Agosto e com o Recreativo de Cáala”, pode ler-se na página 9, no capítulo “internacionalização”.

Neste esclarecimento por escrito, os leões defendem ainda que o recurso a este tipo de solução não contradiz a posição do clube de exigir a proibição dos fundos de investimento na aquisição de jogadores: “O Sporting reafirma a sua contestação à utilização de fundos mas sempre foi apologista do uso de parcerias financeiras claras, transparentes, legais e publicitadas oficialmente”.

Sobre as contratações não concretizadas do argentino Cervi e do grego Mitroglou, que acabaram por assinar pelo Benfica, o clube leonino “estranha que em qualquer destes casos os jogadores tenham sido transferidos por verbas abaixo das ofertas do Sporting”, sugerindo que a publicação de documentos internos pelo site Football Leaks seja “uma cortina de fumo para desviar a atenção do problema”. “Esperemos que o Ministério Público investigue”, sublinha fonte oficial do Sporting.

Na perspetiva do clube de Alvalade, porém, Cervi e Mitroglou são casos distintos. Se em relação ao primeiro o Sporting não entende como a sua oferta de 6 milhões de euros foi preterida em relação a uma de 4,8 milhões, no que toca ao segundo alega que deixou de ser um alvo a partir do momento em que garantiu a contratação de Teo Gutiérrez e a renovação de contrato de Islam Slimani.

O Sporting também confirma que já entregou o caso à Polícia Judiciária e considera “grave” que Pedro Guerra e António Simões, “dois comentadores afetos ao Benfica”, tenham feito “público alarde do seu conhecimento e até posse de documentos que dizem respeito ao Sporting e a negociações tendo em vista transferência de jogadores”. O clube salienta que “num e noutro caso os tais documentos vieram a ser tornados públicos através do ‘Football Leaks’”.

rui.antunes@sol.pt