PSP de Guimarães sem comandante desde os incidentes do jogo com o Benfica

A Divisão da PSP de Guimarães está sem comandante efetivo desde os incidentes do jogo com o Benfica, em maio, nos quais um subcomissário desferiu várias bastonadas a um adepto do clube da Luz. Isto alegadamente por os oficiais recearem policiar jogos no Estádio D. Afonso Henriques, já conhecido no meio policial como “o cemitério…

Com efeito, foi devido a incidentes em Guimarães que um comandante distrital acabou exonerado, um subintendente não acabou a sua comissão de serviço e um comissário até solicitou a pré-aposentação, segundo revelaram ao SOL agentes do Comando da PSP de Braga.

O ainda comandante, comissário David Fernandes, depois de uma longa baixa médica a seguir aos incidentes do jogo com o Benfica, encontra-se agora de férias, mas segundo o SOL apurou já não deve voltar ao lugar.

No jogo do passado domingo, entre o Vitória de Guimarães e o Sporting de Braga, que foi marcado por agressões entre adeptos, o policiamento foi comandado pelo subintendente Rui Matos, oficial de operações da PSP de Braga, mas na presença do segundo-comandante distrital, intendente Daniel Mendes – este último também alvo de acusações públicas por parte de dirigentes do Vitória, depois do célebre jogo entre as equipas B dos mesmos clubes, em fevereiro de 2013, em que foram arrancadas centenas de cadeiras do estádio.

Essas situações têm levado a que nenhum oficial da PSP de Braga queira comandar a PSP de Guimarães. Além disso, todos procuram evitar o serviço ao policiamento nos dias dos jogos de futebol.

Comissário de Braga acumula com Guimarães

Quatro meses após os incidentes de 17 de maio, que levaram à suspensão preventiva do subcomissário Filipe Silva por agressão a um adepto do Benfica e à frente dos filhos, a Divisão de Guimarães do Comando Distrital da PSP de Braga tem vindo a ser comandada interinamente pelo comissário Tiago Pereira, que há vários meses acumula com a sua responsabilidade habitual e que é a Divisão de Braga.

A Divisão de Guimarães representa metade da área de todo o Comando Distrital da PSP de Braga, tendo à sua responsabilidade as várias esquadras de Guimarães e também a de Famalicão, enquanto a Divisão de Braga inclui as esquadras de Braga e a de Barcelos. O comissário Tiago Pereira está a acumular duas divisões que, pelas regras da PSP, deveriam ser comandadas por um subintendente (isto é, um oficial de patente superior).