‘Jogo Sujo’ estreia em Portugal no dia 8 de outubro

“No início, o Jim era um vigarista de meia tigela. Quando demos por nós, era um barão! Sabes porquê? Porque o FBI deixou.”

A história verdadeira da vida de James ‘Whitey’ Bulger foi adaptada para o grande ecrã e conta com o vencedor de três Óscares Johnny Depp, no papel do famoso gangster James “Whitey” Bulger, neste drama realizado por Scott Cooper. A história começa em Boston, na década de 70. O agente do FBI John Connolly (Joel Edgerton) convence o gangster Jimmy Bulger a colaborar com o FBI, com o objetivo de eliminarem o seu inimigo comum: a máfia Italiana. Mas esta aliança improvável toma proporções inesperadas e, uma reviravolta imprevisível, permite a Whitey ludibriar a autoridade, consolidar o seu poder e tornar-se num dos criminosos mais cruéis e perigosos da história de Boston.

A narrativa estende-se por 30 anos, começando na véspera do acordo que permitiu a Bulger chegar ao topo da cadeia alimentar, com o FBI tanto como seu cúmplice como escudo pessoal. Johnny Depp está irreconhecível neste papel e a personagem parece ideal para o ator camaleónico. “O Johnny mergulhou em pesquisas e discussões comigo e outros para explorar esta personagem por dentro e por fora”, diz Cooper. “O que o Johnny queria era criar um retrato de corpo inteiro de Whitey Bulgar como um homem – mostrá-lo tão perverso e astuto como era, mas também com as suas falhas, e como humano”. “Whitey Bulger não é um herói no nosso filme. É um assassino, alguém que tão facilmente te mataria como olharia para ti, e o Johnny interpreta isso impecavelmente”.

Mas Whitey Bulger não é a única personagem complexa e icónica de Black Mass. Conheça as principais:

Johnny Depp é James ‘Whitey’ Bulger

Astuto, carismático e um dos mais perigosos gangsters da história dos E.U.A. Começa como um pequeno vigarista para se tornar o líder do gangue de Winter Hill. Até depois da sua vida familiar se desmoronar, continua a expandir o seu poder e, em parceria com o FBI, consegue chegar ao topo da cadeia criminosa de Boston, protegido da justiça durante toda a sua década de terror. Durante 16 anos foi o nº1 da lista de Mais Procurados do FBI – ultrapassado apenas por Bin Laden.

 

Benedict Cumberbatch é Billy Bulger

Poderoso, consciente e inteligente.

Sobe rapidamente a Presidente do Senado do estado de Massachusetts onde é o maior defensor dos direitos dos Americanos-Irlandeses. É, também, o irmão mais novo de Jimmy e apesar do percurso criminoso do irmão, nunca perdem o elo que os une, reconectando frequentemente nos jantares de família. Este elo permanece intacto apesar da reputação de Jimmy começar a prejudicar a carreira do irmão, uma figura respeitada do outro lado da lei.

Joel Edgerton é o Agente do FBI John Connolly

Depois de deitar abaixo a máfia italiana em Nova Iorque, John regressa a Boston com o intuito de fazer o mesmo, com Jimmy como seu aliado. Ele persuade o gangster a ajudar o FBI em troco da agência ignorar os seus crimes menores. Mas mesmo depois de Jimmy utilizar este acordo para dar ao seu gangue licença para matar, John continua a protege-lo com uma teia de mentiras que destrói o seu casamento e a sua consciência. Quando percebe que foi longe demais, já é demasiado tarde.

 

Veja, aqui, o trailer do filme:

Black Mass – Jogo Sujo estreia a 8 de Outubro nos cinemas portugueses e é distribuído pela NOS Audiovisuais.