Feiticeiro de Oz regressa aos cinemas 70 anos depois

Fãs do Feiticeiro de OZ regozijem-se: é já no domingo, dia 11 de outubro, que ‘Lendas de OZ: o Regresso de Dorothy’ está em exibição nos cinemas. Esta animação musical realizada por Will Finn e Daniel St. Pierre vem dar continuidade ao grande clássico do cinema com novas aventuras na terra encantada de OZ.

A pequena e corajosa Dorothy regressa acompanhada dos seus amigos Toto, Espantalho, Homem de Lata e Leão Cobarde numa versão animada que introduz novos ambientes e personagens. Juntos enfrentarão Bobo, o vilão maléfico desta sequela que, através de novas técnicas, adapta o clássico aos tempos modernos.

“Desta vez, Lendas de Oz: O Regresso de Dorothy é sobre reunir peças, estando em conexão com o que se passa no mundo. Queríamos explorar a forma como a sociedade reage à calamidade, sendo que, tristemente, tivemos muitos exemplos que nos inspirassem”, é a declaração de Daniel St. Pierre que se pode ler no comunicado enviado às redações.

A mensagem, no entanto, não é diferente do ‘Maravilhoso Feiticeiro de Oz’, continuando a retratar a amizade, lealdade, esperança, perseverança, determinação, bem como a importância do lar. A comunidade é também um dos temas principais, mostrando a importância do trabalho em equipa para o bem comum, em particular face à adversidade.

“Desde o desenvolvimento do filme, assistimos ao furacão Katrina, ao terramoto e tsunami no Japão, a tornados na região centro-oeste dos Estados Unidos e a países em conflitos armados. O tema e a mensagem deste filme tornou-se o mais crucial, na medida em que desejávamos mostrar como as pessoas sobrevivem a situações que não são usuais ou expectáveis e, neste cenário, o que podemos aprender com isso”.

O elenco da versão portuguesa conta com as vozes de Teresa Macedo (Dorothy), Elamno Sancho (Bobo), Liana (Glinda e Princesa de Loiça), José Raposo (Sensato), Paulo Lage (Espantalho), Sérgio Calvinho (Leão Corajoso), Tiago Castro (Homem de Lata), Pedro Bargado (Tugg) e Eduardo Frazão (Marechal Mallo).

Sessões solidárias

A Lanterna Pedra Filmes, distribuidora do filme, vai organizar duas sessões solidárias do ‘Lendas de Oz: O Regresso de Dorothy’, com o valor integral da bilheteira a reverter a favor das Aldeias de Criança SOS. A primeira sessão solidária será no primeiro dia de estreia, no domingo, dia 11, às 11h, nos cinemas NOS Colombo, em Lisboa, e Nos NorteShopping, no Porto.

simoneta.vicente@sol.pt