Carro único no mundo roubado e incendiado

Uma carrinha Audi com 1.000 cavalos, ‘artilhada’ como um carro de corridas, que pertenceu ao esquiador sueco Jon Olsson, foi roubada esta semana num assalto à mão armada. E como os ladrões não conseguiram lidar com o carro, acabaram por incendiá-lo até só restar metal.

Provavelmente não conhece Jon Olsson, mas se o visse nas ruas não ficaria indiferente. É um esquiador sueco de 33 anos que, além de procurar os seus próprios caminhos nas montanhas, é um apaixonado pela velocidade em estrada.

Uma das suas recentes ‘loucuras’ foi uma carrinha Audi RS6. Apesar de já ter perto de 600 cavalos na versão normal, foi modificada como um carro de corridadas e disponibilizava, alegadamente, 1.000 cavalos. Jon Olsson usou a carrinha, a que chamou RS6 DTM em celebração do campeonato alemão de corridas, na edição deste ano do Gumball 3000 – uma prova em que o objetivo é chegar mais rápido a um destino, ultrapassando todos os limites de velocidade possível, sem ser apanhado pelas autoridades.

Depois dessa corrida muito participada por milionários, alguns com percurso profissional ‘duvidoso’, Olsson vendeu a carrinha a um stand de automóveis. E a última coisa que se sabe é que foi usada numa sessão fotográfica em Amesterdão, na Holanda. Foi nessa altura que a ‘tragédia’ aconteceu.

A carrinha foi roubada por assaltantes armados, que no meio da confusão até ficaram sem o veículo que traziam e fugiram apenas na Audi. No entanto, esqueceram-se que não tinham chave. Como a ignição era eletrónica e o motor estava a funcionar, puderam conduzir o carro sem problemas. Mas quando pararam o carro desligou-se, e não pegou mais.

Jon Olsson partilhou a imagem da carrinha no Instagram, a pedir informações sobre ela para que alguém a ajudasse a encontrar. Mas pouco depois já tinha sido encontrada, ou o que restava dela… O esquiador voltou a partilhar uma imagem da carcaça metálica totalmente queimada do veículo. Olsson promete agora supreender com o seu novo carro, para ‘homenagear’ a RS6 DTM.

emanuel.costa@sol.pt