A meio caminho na Europa

O Benfica ganhou fôlego na Liga dos Campeões com a vitória em Madrid sobre o Atlético e joga amanhã uma cartada que, não sendo a final, pode sentenciar praticamente a passagem à fase seguinte.

A meio caminho na Europa

Numa ronda em que o FC Porto recebe hoje a equipa mais frágil do seu grupo, os israelitas do Maccabi Televive (19h45, RTP 1), pontuar na visita ao Galatasaray (19h45, SportTV 1) deixará o clube da Luz às portas do apuramento. O campeão turco é em teoria o adversário com quem os encarnados terão de disputar esse objetivo e o triunfo sobre os espanhóis não só representa uma almofada para um eventual desaire, como uma oportunidade para antecipar o acesso aos oitavos de final.

O Benfica é líder do Grupo C com seis pontos, contra apenas um do Galatasaray, e manter a distância significa entrar nos jogos da segunda volta (receção aos turcos e ao At. Madrid e deslocação a Astana) com uma vantagem bastante confortável. Em caso de vitória na Turquia, as contas ficariam quase arrumadas a favor das águias.

Na Invicta, o FC Porto terá maior responsabilidade diante do Maccabi, uma vez que a vitória é quase uma obrigação para não deixar o apuramento em risco. 

Os dragões estão bem lançados, depois do empate em Kiev com o Dínamo e do triunfo sobre o Chelsea. Confirmando o favoritismo no duplo confronto com os israelitas (duas semanas depois deslocam-se a Telavive e até o empate pode servir), poderão a seguir selar o apuramento em casa, na receção aos ucranianos de Kiev, com quem partilham a liderança do Grupo G, um ponto à frente do Chelsea.

Nos outros jogos da segunda jornada da Champions, o Arsenal-Bayern Munique (terça, 19h45, SportTV 3) e o PSG-Real Madrid (quarta, 19h45, SportTV 2) vão dominar atenções. 

Sporting sob pressão

Na Liga Europa, também o Sporting vai receber (quinta, 18h, SIC) e depois visitar o adversário mais acessível do seu grupo nas próximas duas jornadas. 

Ao contrário do FC Porto, porém, é imperativo para os leões somarem os seis pontos perante o Skenderbeu, se quiserem discutir o acesso aos 16 avos de final. Lokomotiv Moscovo e Besiktas seguem na dianteira, com seis e quatro pontos contra um do Sporting, o que proíbe deslizes frente ao campeão da Albânia, o primeiro clube do país a jogar uma fase de grupos.

Já no Grupo F, o Sp. Braga recebe o Marselha (20h05) com o apuramento à vista e no ‘I’ o Belenenses procura em Basileia (18h) a primeira vitória, ambos na quinta-feira, com transmissão na SportTV 1.

rui.antunes@sol.pt