Cultura

Bailarino de escola do Porto conquista duas medalhas de ouro em Bruxelas

O jovem bailarino Frederico Loureiro, da Escola Domus Dança (EDD), conquistou as medalhas de ouro de solista clássico e contemporâneo no Valentina Kozlova International Ballet Competition, em Bruxelas, na Bélgica, foi hoje anunciado.

Shutterstock

Na competição, que terminou no domingo, Frederico Loureiro, de 15 anos, também recebeu bolsas de estudo para a Berlin Statslisch Ballet Schülle, Basel Ballettschülle e Brussels Internacional Ballet School, de acordo com um comunicado da EDD, com sede no Porto.

Ainda segundo a escola, os bailarinos da EDD Inês Sousa, de 15 anos, e Rita Santos Carvalho, de 14 anos, que também competiram em representação de Portugal, conquistaram bolsas de estudo em dança.

Inês Sousa vai receber uma bolsa para o Dance Conservatory Valentina Kozlova, em Nova Iorque, e Rita Santos Carvalho foi premiada com uma bolsa para a Basel Ballettschülle, na Suiça.

A competição, que decorreu de 16 a 18 de outubro, reuniu concorrentes em representação de cerca de 20 países, avaliados por um júri composto pelo diretor da Academia Vaganova (São Petersburgo, Rússia), do Conservatório Superior de Paris (França), do Prix de Lausanne (Suíça), entre outras personalidades de instituições como a Opera de Paris e o Ballet Bolshoi).

Esta prova serviu ainda para o apuramento de concorrentes, que em Abril de 2016, disputaram a Final mundial do concurso, em Nova Iorque.

A EDD é uma escola vocacionada para a formação profissionalizante na área da dança.

Lusa/SOL