Volkswagen também pode ser afetada pelo escândalo dos airbags

A Volkswagen pode estar envolvida noutro escândalo, ainda que indiretamente, e arrisca mais uma enorme ‘dor de cabeça’ financeira. A construtora germânica está a testar airbags da Takata e, no pior cenário, pode ter 2,4 milhões de veículos afetados por esse problema só nos Estados Unidos.

Volkswagen também pode ser afetada pelo escândalo dos airbags

Segundo a Bloomberg, a Volkswagen já recolheu airbags de modelos dessa marca e da Audi, para testar defeitos. Isto no seguimento de um pedido de informações da americana NHTSA (Administração Nacional de Segurança Rodoviária) ao grupo Volkswagen e a seis outros construtores, sobre o uso de airbags Takata com acelerante à base de nitrato de amónio.

Estes airbags da fabricante japonesa originaram um dos maiores recalls de sempre, de dezenas de milhões de carros a nível mundial, 19 milhões só nos Estados Unidos, devido a um risco de explosão ou de abertura defeituosa. Esse problema causou nos últimos dois anos mais de uma centena de acidentes e pelo menos oito mortos.

{relacionados}

Em resposta à NHTSA, a Volkswagen afirmou numa carta de 15 de Outubro, de acordo com a Bloomberg, que o desenvolvimento e fabrico de novos airbags pode originar um atraso superior a um ano caso seja necessário às suas marcas substituir o equipamento.

Com 2,4 milhões de carros do grupo germânico equipados com airbags Takata só nos Estados Unidos – das marcas Vokswagen, Bentley, Porsche, Audi e Lamborghini –, este pode ser mais um duro golpe, numa altura em que a construtora está a lidar com o enorme escândalo das emissões e tendo visto já as suas vendas cair até setembro. A Volkswagen pediu à NHTSA uma reunião no início de Novembro para “discutir o problema Takata e os inquéritos e pedidos que com ele estão relacionados”, cita ainda a Bloomberg.

Quanto às outras marcas contactadas pela autoridade que gere o setor rodoviário nos Estados Unidos, a Daimler (Mercedes e Smart) e a Jaguar Land Rover indicaram que não estão a testar airbags ou a planear recolhas de carros nesse sentido.

emanuel.costa@sol.pt