Cinco sismos sentidos em Timor-Leste durante a madrugada e manhã

Cinco sismos foram sentidos em Timor-Leste desde o início da madrugada no país, o mais recente dos quais a 15 quilómteros da costa do enclave de Oecusse, não havendo até agora registo de danos.

O mais forte, de magnitude 6,3, foi registado na costa sul de Alor, a 69 quilómetros da costa de Timor-Leste e a uma profundidade de apenas nove quilómetros.

Os outros quatro sismos tiveram magnitudes entre os 4,5 e os 5,7 graus, segundo o programa de vigilância geológica norte-americano.

A agência sismológica indonésia, BMKG, confirma, por seu turno, não haver alerta de 'tsunami'.

A queda de alguns objetos parece ser, para já, o único efeito conhecido de cinco sismos.

Residentes em Díli, muitos dos quais registaram as suas impressões do abalo nas redes sociais, descreveram casas a abanar e a queda de objetos. Em alguns locais, as pessoas saíram mesmo de casa.

Não há, até ao momento, informação sobre danos.

O primeiro sismo, de magnitude 4,5, ocorreu cerca das 02:00 locais de hoje (17:00 de terça-feira em Lisboa), a cerca de 71 quilómetros a norte de Timor-Leste e a uma profundidade de 23 quilómetros.

O segundo ocorreu cerca das 05:00 locais, a 70 milhas da costa timorense, com uma magnitude de 4,9 graus, e o terceiro foi registado na mesma zona, com uma magnitude de 5,7 graus, pelas 06:25 locais.

O quarto sismo foi o de maior magnitude, (6,3), seguindo-se o mais mais recente, de 5,3, a 15 quilómetros da costa do enclave de Oecusse e a uma profundidade de 46 quilómetros.

Lusa/SOL