Torres Vedras quer baixar limite de velocidade para os 30 km

A Câmara Municipal de Torres Vedras quer aplicar a proibição de circular a mais de 30 quilómetros por hora na cidade para prevenir acidentes com vítimas, disse hoje o presidente da autarquia.

"Vamos ter de implementar, de forma gradual na cidade, o limite de velocidade de 30 quilómetros/hora, como forma de prevenir acidentes e inerentes danos físicos", disse à agência Lusa Carlos Miguel, acrescentando que vai avançar "a prazo" com a medida em toda a cidade.

A Rua Henriques Nogueira, junto a várias escolas da cidade, já tem esse limite de velocidade há vários anos.

A proibição de velocidades excessivas da cidade vai ser a próxima medida do Plano de Mobilidade, depois de há um ano terem entrado em vigor novas regras de parqueamento, aumentando o estacionamento pago, apesar de a maioria dos lugares serem gratuitos, e criando bolsas de estacionamento para residentes.

Um ano depois, a população já aderiu às novas regras, o estacionamento "está mais disciplinado" e há "menos ruído e poluição na cidade".

Para implementar as novas regras de estacionamento, o município atribuiu a gestão e fiscalização à empresa municipal Promotorres, que em média arrecada por mês 70 mil euros, ou seja, 840 mil euros por ano, acima das despesas.

Por esse motivo, a autarquia está "a transferir" para a Promotorres tarefas e despesas relativas à área do trânsito, como colocação de sinalética ou pintura de passadeiras e de raias amarelas.

Através da fiscalização do estacionamento, a Promotorres levanta por mês entre 1.200 a 1.600 autos de contraordenação, que resultam em multa, sobretudo por estacionamento sem pagamento ou em local não autorizado.

Lusa/SOL