As crianças católicas são menos generosas?

       

Um novo estudo, liderado por investigadores do departamento de Psicologia da Universidade de Chicago, mostra que as crianças que são criadas numa família religiosa são menos generosas.

A investigação foi feita com base na análise do comportamento de 1170 crianças, com idades compreendidas entre os 5 e os 12 anos. A maioria (67%) foi criada na fé cristã ou muçulmana, enquanto 27% das crianças eram criadas em meios não religiosos. Os restantes viviam de acordo com os princípios de outras religiões, como o Judaísmo ou Budismo. No entanto, esta pequena percentagem não foi incluída no estudo.

O grupo de psicólogos examinou as perceções e os comportamentos de crianças de seis países diferentes. O estudo analisou também a tendência para partilhar algo – um parâmetro que permite medir os seus níveis de altruísmo -, para julgar e castigar os outros.

A investigação mostra que as crianças educadas numa família religiosa são menos altruístas do que aquelas que cresceram num ambiente secular. Para além disso, tendem também a ser mais moralistas e a punir os maus comportamentos.

“As nossas conclusões demonstram que as crianças pertencentes a um lar no qual o agregado se identifica com duas das maiores religiões (cristãos e muçulmanos) são menos altruístas do que aquelas que são criadas num lar não religioso”, conclui o estudo.

Clique aqui para saber mais sobre o estudo