Carro de Tony Soprano à venda em leilão

Já terminou há quase dez anos mas continua a ser uma das mais aclamadas séries norte-americanas. Os Sopranos girava em torno de Tony, um mafioso com problemas existenciais, e o seu carro vai agora ser posto à venda num leilão online, na quinta-feira.

Trata-se de um Cadillac Escalade de 2003, branco, que Tony Soprano (James Gandolfini) usou frequentemente na série. A empresa organizadora do leilão, a RR Auction, sublinha que dos dois carros idênticos usados em Os Sopranos, este foi o mais aproveitado para cenas de exterior e até perseguições.

Uma delas, da temporada 5, ficou famosa. Ao tentar receber uma dívida, Tony persegue Phil Leotardo (Frank Vincent) pelo meio do trânsito, fazendo com que este choque contra um camião de charcutaria estacionado na rua.

O ator James Gandolfini morreu em Junho de 2013, enquanto estava de férias em Roma. Um ano antes, muito tempo depois do fim da série em 2007, tinha assinado este carro em dois sítios. Deixou o seu autógrafo no tablier do lado do passageiro e escreveu ‘Obrigado pelo jipe, James Gandolfini’, na parte de dentro da pala do sol, do seu lado.

O carro, que está neste momento guardado em Vancouver, no Canadá, tem uma base de licitação de 5.000 dólares (4.640 euros) e estima-se que seja vendido por um valor entre 30 mil e 50 mil dólares (27.850 a 46.400 euros)

O leilão da RR Auction – empresa especializada em objetos e adereços ligos ao cinema, televisão, música e também figuras históricas – inclui outras peças de artistas icónicos. Entre as principais destacam-se uma consola de gravação usada por Jimi Hendrix em 1968; um poema escrito à mão por Jim Morrison, dos The Doors; e um prémio MTV de Madonna, recebido pelo vídeo da famosa música ‘Papa don’t preach’, de 1986.

Se tiver curiosidade, pode encontrar estes e outros objetos no site do leilão.

emanuel.costa@sol.pt