Diabéticos têm maior risco de sofrer de cancro

Os doentes que sofrem de diabetes tipo 2, o tipo de diabetes mais comum, têm maior risco de vir a ter cancro do que a população normal, disse hoje o coordenador do Fórum Diabetes, que se realiza no sábado, no Porto.

"O cancro em portadores de diabetes tem um prognóstico significativamente pior do que na população sem diabetes", acrescentou Miguel Melo, que é também assistente hospitalar do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

A ligação entre estas duas doenças é um dos principais temas do Fórum Científico que a Bial promove na Alfândega do Porto, no sábado, Dia Mundial da Diabetes.

Segundo o especialista, nos últimos anos o melhor tratamento da diabetes proporcionado pelos avanços científicos tem levado a um aumento da esperança de vida e à consequente emergência de novas condições associadas à diabetes, como a disfunção cognitiva e demência, a depressão e o cancro.

"Estima-se que na próxima década as neoplasias possam inclusivamente ultrapassar a doença cardiovascular como causa de morte nas pessoas com diabetes", referiu.

A relação entre diabetes e cancro é das "mais perigosas", salientou Miguel Melo, que acrescenta: "Praticamente todos os cancros, sobretudo os mais frequentes, aumentam nas pessoas com diabetes. Sabemos que quase inevitavelmente uma pessoa com diabetes não controlada e que seja obesa vai ter pelo menos um cancro a partir dos 70 ou 80 anos. Sabe-se hoje que há uma correlação muito forte entre diabetes, obesidade e prevalência do cancro".

"Onde há população mais obesa e com maior prevalência de diabetes, há maior prevalência de cancro", frisou.

Segundo o especialista, "apesar de haver muita investigação em torno da diabetes, grande parte dessa investigação não tem sido dirigida para a ligação entre diabetes e cancro. Tem sido mais dirigida à relação entre diabetes e doenças cardiovasculares".

"É urgente mudar este panorama porque quando as doenças cardiovasculares forem reduzidas vamos perceber a importância de saber mais sobre esta relação entre a diabetes e o cancro", considerou.

De acordo com dados disponibilizados pela organização do fórum, mais de um milhão de portugueses sofre de diabetes e todos os dias surgem 150 novos casos da doença em Portugal.

O coordenador do Fórum Bial Diabetes considera, por isso, que "a diabetes é um dos principais desafios da Saúde em Portugal. Há dois milhões de portugueses em risco de pré-diabetes e cerca de 40% das pessoas não sabem que têm a doença, pelo que não estando devidamente acompanhadas e medicadas desenvolvem complicações com as quais é mais difícil de lidar numa fase avançada".

"Estima-se que a diabetes roube em média nove anos de vida a pessoas com mais de 70 anos, um acréscimo de 12 meses em apenas dois anos", sublinhou.

Miguel Melo, que também é membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, disse que o encontro irá abordar duas áreas fundamentais: cérebro e diabetes e cancro e diabetes.

Lusa/SOL