Rússia vai reforçar controlo sobre importações de alimentos turcos

A Rússia anunciou hoje que vai reforçar o controlo sobre as importações de alimentos turcos devido a violações das normas de segurança alimentar, aumentando ainda mais a tensão com Ancara depois do derrube de um avião russo.

Rússia vai reforçar controlo sobre importações de alimentos turcos

Cerca de 15 por cento da produção agrícola turca "está com níveis de pesticidas, nitratos e nitritos consideravelmente acima dos limites de segurança", disse o ministro da Agricultura Alexander Tkachev.

"Tendo em conta as repetidas violações por parte dos produtores turcos de normas russas, o Governo [russo], através da agência de segurança alimentar, vai reforçar o controlo sobre o fornecimento de produtos agrícolas e alimentos provenientes da Turquia", adiantou Tkachev.

A Rússia vai "levar a cabo fiscalizações adicionais na fronteira e nos locais de produção de alimentos na Turquia", salientou.

Esta medida anunciada agora pelo ministro da Agricultura surge poucos dias depois de a Turquia ter derrubado um avião de combate russo, junto à fonteira com a Siria.

Na terça-feira, a Turquia anunciou que dois dos seus caças-bombardeiros F-16 tinham abatido um SU-24 russo que tinha violado o espaço aéreo turco dez vezes num período de cinco minutos, ao longo da fronteira com a Síria, ignorando todas as advertências.

Em reação, o Presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que o abate do avião russo pela Turquia tinha sido "uma facada nas costas" que teria "consequências sérias" nas relações entre os dois países.

Lusa/SOL