Rússia prepara medidas de retaliação económica contra Turquia

A Rússia está a preparar uma série de medidas de retaliação económica contra a Turquia pelo “ato de agressão” de abater um avião militar russo na Síria, anunciou hoje o primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev.

Rússia prepara medidas de retaliação económica contra Turquia

"O Governo foi instruído para definir um sistema de medidas de resposta a este ato de agressão nas esferas económica e humanitária", disse Medvedev na abertura de uma reunião do executivo transmitida pela televisão.

As medidas retaliatórias podem incluir a suspensão de projetos económicos conjuntos, restrições às transações financeiras e comerciais e alterações aos direitos aduaneiros, afirmou.

Os setores do turismo e transportes também serão visados, assim como mercados de trabalho e "contactos humanitários".

"Proponho que isto seja feito num período de dois dias, para que possamos avançar para a aplicação dos procedimentos adequados o mais rapidamente possível", disse.

O abate do avião, que a Turquia assegura ter violado o seu espaço aéreo junto à fronteira com a Síria, fez aumentar a tensão entre a Rússia e a Turquia.

A Rússia já tinha aconselhado os russos a não viajarem para a Turquia e o reforço do controlo aos produtos agrícolas importados da Turquia.

Lusa/SOL