Lisboa: Troço da Avenida Estados Unidos da América reabilitado em 2016

Parte da Avenida Estados Unidos da América, em Lisboa, vai ser requalificada no próximo ano e ganhar zonas verdes com bancos e pavimentos melhorados e mais confortáveis, disse hoje o presidente da Junta de Freguesia de Alvalade.

"Vamos apresentar uma proposta" que visa "promover zonas de estadia diversas [espaços verdes], em função dos utilizadores, circulação pedonal mais confortável e a melhoria dos pavimentos no acesso aos edifícios", afirmou André Caldas (PS), em declarações à agência Lusa.

Segundo o autarca, a intervenção tem uma "necessidade evidente" devido à "notória degradação daquele espaço".

Ainda assim, só abrange os números 12 a 48 da avenida, já que este troço "tem diferentes tipologias, mas são os logradouros que mais precisam de intervenção" e que são "mais significativos do ponto de vista urbanístico".

André Caldas recordou que a empreitada — que será realizada pela Junta de Freguesia de Alvalade em parceria com a Unidade de Intervenção Territorial Centro da Câmara de Lisboa — foi projetada pelo arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles.

O estudo prévio da requalificação de parte da Avenida Estados Unidos da América vai ser apresentado hoje, às 18:30, numa sessão que decorre na sede da Junta de Freguesia de Alvalade (Rua Conde de Arnoso, 5-B).

Consoante as opiniões dos fregueses é que se vai decidir "se se devem preservar as zonas de estacionamento e qual será a natureza do próprio prado, se queremos que seja relvado ou sequeiro, em função da sustentabilidade", apontou o presidente da Junta.

Também só no final da discussão pública é que a Junta e a Câmara vão "discutir quem vai pagar, [já que] vai depender do montante final de investimento".

Porém, de acordo com o autarca, "há uma grande vontade e diálogo de a intervenção ter uma dimensão partilhada".

"A ideia é que a obra decorra em 2016", concluiu André Caldas.

A Avenida Estados Unidos da América inicia-se junto à Avenida Almirante Gago Coutinho e acaba na Praça de Entrecampos, próxima do Campo Grande.

Tem uma extensão de perto de dois quilómetros.

Lusa/SOL