Hollande fixa objetivo de evitar subida de temperatura em mais de dois graus

O Presidente francês, François Hollande, considerou que, para a Cimeira do Ambiente ser considerada um êxito, o acordo deve fixar “uma trajetória” que evite um aquecimento global superior a dois graus centígrados até ao final do século.

Hollande fixa objetivo de evitar subida de temperatura em mais de dois graus

“Com um aquecimento de dois a três graus, as catástrofes multiplicam-se. Acima dos quatro graus, o planeta vai sufocar”, alertou Hollande, numa entrevista publicada hoje pelo jornal “20 Minutes”, coincidindo com o arranque da COP21.

O chefe de Estado sublinhou que os compromissos nacionais sobre a redução de emissões de efeito estufa (até agora 183) levariam ao aquecimento “sensivelmente acima dos dois graus centígrados” e isso “não é aceitável”.

Nesse sentido, “é indispensável que os compromissos dos países sejam revistos periodicamente”.

Hollande considerou ser necessário conseguir “abundantes financiamentos para permitir investimentos nos países mais vulneráveis às alterações climáticas”.

O Presidente francês, anfitrião da cimeira, sublinhou que se a conferencia fracassar, a responsabilidade será de “todos os países do mundo e, em particular, dos maiores emissores de dióxido de carbono”.

Lusa/SOL