Paulo Macedo alertado desde 2013 para falta de assistência no S. José aos fins de semana

O ex-ministro da Saúde foi alertado, desde 2013, sobre a falta de tratamento dos aneurismas cerebrais, no hospital São José, aos fins de semana.

Paulo Macedo alertado desde 2013 para falta de assistência no S. José aos fins de semana

Segundo a Lusa, o Bloco de Esquerda alertou quatro vezes o Ministério da Saúde – alertas que começaram há dois anos -, para esta situação. Uma falta de assistência que terá provocado a morte de David Duarte, um jovem de 29 anos.

Em junho de 2013, o BE enviou um requerimento ao Governo a questionar sobre o problema da escala de Neurorradiologia de Intervenção no Centro Hospitalar de Lisboa Central (que integra São José). O Ministério da Saúde reconheceu o problema e disse que esperava que "este constrangimento” fosse resolvido com brevidade.

Em janeiro de 2015, os bloquistas destacam que a situação não só nunca chegou a ser resolvida como piorou, uma vez que, em 2014, o hospital de S. José ficou sem equipa de Neurocirurgia Vascular, ao fim de semana. “"Como tal, desde então, todas as pessoas que dêem entrada nesta unidade hospitalar com aneurisma a partir de sexta-feira às 16h00 terão de aguentar até ao dia útil seguinte (segunda-feira) para tratar do aneurisma”, pode ler-se no requerimento, citado pela Lusa.

O BE destaca ainda que, com o corte no pagamento de horas extraordinárias na função publica, imposto pelo Governo em 2013, a equipa de neurorradiologia de intervenção recusou-se a continuar a assegurar a escala de fim de semana, uma vez que tal "implicaria estarem 48 horas sempre disponíveis a um preço inaceitável".

O Bloco de Esquerda volta a enviar novos requerimentos, um em março e outro em maio de 2015, afirmando que o executivo "não responde a grande parte das perguntas endereçadas”.

O Ministério da Saúde acabou por responder ao BE, em setembro de 2015, afirmando que o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC) reportou que não tinha conhecimento de qualquer queixa, através do gabinete utente/cidadão, quanto à não realização de cirurgia de embolização precoce. Acrescentam ainda que a transferência de doentes para outros estabelecimentos hospitalares é "de facto limitada na medida em que, a imobilização e transporte na fase aguda da hemorragia subaracnoídea por aneurisma roto, não se revela como a mais adequada conduta médica".

"O CHLC poderá, no entanto, ter de recorrer à transferência dos doentes, em casos de necessidade extrema que em função de análise de risco/benefício, não se verificou desde abril de 2014", responde o chefe de gabinete do ex-ministro Paulo Macedo.

Recorde-se que o Ministério Público abriu inquérito para apurar eventuais responsabilidades criminais, após a morte de David Duarte. O Centro Hospitalar de Lisboa Central, por sua vez, instaurou um inquérito interno para averiguar as mortes causadas por falta de assistência médica a doentes com este problema de saúde, durante o fim de semana.