Os 8 erros que nos impedem de perder peso

Já tentámos de tudo: A dieta do arroz, os exercícios XPTO que o amigo da amiga disse que eram ‘milagrosos’, as receitas do doutor ‘não sei quantos’, mas continuamos exactamente com o mesmo peso… Se é que não engordámos!

Tenha calma que existe uma explicação para tudo! A revista Veja publicou um artigo no seu site que mostra os oito erros que cometemos e que nos impedem de perder peso.

1 – Dietas (demasiado) rigorosas: Claro que nos devemos conter e ‘fechar a boca’ àquilo que sabemos que tem muito açúcar ou gordura. Mas isso não significa passar fome! Vai chegar a um ponto que está com tanta fome que ingere tudo o que lhe aparece à frente (seja bom ou mau). O organismo vai estar há tanto tempo sem nada que irá absorver tudo (lá está, o bom e o mau). É essencial que consuma todos os nutrientes e que não evite os hidratos de carbono ou os lípidos, pois, a longo prazo, a falta dos mesmos trará consequências que podem ser graves. Resumindo: Coma de tudo um pouco, mas com moderação.

2 – Saltar refeições: São os próprios médicos que advertem – deixar para trás algumas refeições pode levar a um estado de desnutrição e a um desequilíbrio alimentar. Para além de chegarmos ao final do dia cheios de fome, acumulamos também muito mais ansiedade e stress, o que, tal como no ponto anterior, irá fazer com que decidamos comer tudo o que nos aparecer à frente. De acordo com os especialistas, o ideal é fazer entre três a cinco refeições por dia.

3 – Metas impossíveis: Não vale a pena tentar meter na cabeça que vai perder 20 quilos numa semana. Sejamos realistas: Para um ser dito ‘normal’, é impossível chegar a um valor destes – a não ser que seja o LeBron James, aí já não dizemos nada… Ao tentar perder um número impossível de quilos, os níveis de frustração vão subir exponencialmente, tais como os do stress e da ansiedade. Resultado: Ou começa a comer mais para colmatar a depressão, ou desiste de fazer dieta porque não está a alcançar os objectivos pretendidos. Acima de tudo, seja coerente e não estipule metas que não consegue cumprir.

4 – Balanças, uma nova obsessão: Passar a vida em cima de uma balança não faz bem a saúde… pelo menos à saúde mental. O mais provável é que comece a ficar obcecado com os números, o que pode gerar uma situação de frustração e desânimo. Já para não falar que, desde que tenha uma alimentação equilibrada e faça exercício físico, é possível emagrecer sem perder peso. Por isso não desanime e não fique obcecado com o ponteiro dos gramas.

5 – Exercício físico a mais: Sim, é verdade… Mas calma, não faça já uma festa! Tem que continuar a fazer exercício físico! Mas (como tudo) com moderação. Uma pessoa sedentária tem que começar a mexer-se aos poucos e poucos. Desportos muito exigentes podem levar a lesões e, consequentemente, à interrupção precoce. Deve também fazer um exame médico antes de começar a actividade física.

6 – Dormir mal: Uma noite mal passada está intimamente relacionada com o excesso de peso. Um estudo realizado na Suíça em 2012 mostra que dormir pouco faz com que o indivíduo consuma mais calorias e tenha uma menor capacidade de as queimar. Assim sendo, aplique na vida real aquilo que os seus pais lhe ensinaram: “Deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer”.

7 – Não ter ajuda profissional: Pensamos que conseguimos fazer tudo sozinhos: Um plano nutricional, outro de treino e até um nos ‘automedicamos’… Errado! Se quer perder peso, deve procurar a ajuda de um especialista. Marque uma consulta no nutricionista, faça exames médicos e quando se inscrever num ginásio peça a um personal trainner para elaborar um plano de treino. Se decidir fazer exercício ao ar livre, aconselhe-se com amigos que tenham mais experiência.

8 – Perdemos uns quantos quilos… E agora? A resposta é simples: Não se desleixe. As pessoas que têm tendência para engordar não vão perder esta característica. O importante é que mantenha uma alimentação saudável e que continue a fazer exercício físico. Não pense que por perder uns quilos já está em forma para o resto da vida. Eles voltam sempre para nos assombrar… 

joana.alves@sol.pt