Ordem não abre inquérito à morte no São José

A Ordem dos Médicos não vai avançar com um inquérito para apurar responsabilidades pela morte de um jovem de 29 anos no Hospital de S. José por falta de equipa para uma cirurgia a um aneurisma roto.

José Manuel Silva vai esperar pelo resultado dos inquéritos do Ministério Público e das entidades da saúde para depois – e se se justificar – avançar com ações disciplinares contra os profissionais que possam vir a ser responsabilizados. “Com base nos inquéritos em curso, a Ordem dos Médicos fará a sua apreciação sobre a existência, ou não, de algum tipo de responsabilidades médicas”, diz ao SOL.

O bastonário considera que a situação que levou à morte de David Duarte é uma “questão complexa”. Mas afastando responsabilidades dos cirurgiões do S. José, sublinha que “não há nenhum médico que recuse uma intervenção de que depende uma vida se a mesma estiver dependente apenas de si”.

Ainda assim, pede que “não haja branqueamento” de responsabilidades e aponta ao dedo ao anterior executivo. “A preocupação era o corte” e “a hierarquia sabia da realidade” que se vivia nos hospitais, onde profissionais de saúde se recusavam trabalhar pelos valores praticados. “Não foi pelos médicos que estas situações [de mortes] aconteceram, mas ninguém pode ser obrigado a trabalhar sem ser ressarcido.”