Todos contra Marco Rubio no último debate presidencial republicano

Rubio vinha a ganhar força e foi atacado pelos que gostariam de ficar na sua posição. Christie liderou a ofensiva.

Marco Rubio, que estava atrasado mas começou a subir nas sondagens das primárias republicanas, foi o saco de pancada no último debate sobre as presidenciais de novembro.

No sábado à noite, o ataque foi liderado pelo governador de New Jersey, Chris Christie, acompanhado por dois homens com experiência semelhante: John Kasich, do Ohio, e Jeb Bush, que esteve oito anos à frente da Flórida. Donald Trump ajudou.

O objetivo era tentar evitar um bom resultado de Rúbio – visto como homem que poderá ganhar o voto do aparelho republicano, preocupado com as consequências no eleitorado ao centro de uma candidatura demasiado conservadora como a do evangélico Ted Cruz ou a de Donald Trump.

Na mente de Christie, e dos outros governadores, estava a possibilidade de ocupar o posto de favorito do aparelho que parece ocupar Rubio, nomeadamente porque arriscam ser postos fora da corrida se na próxima eleição primária, terça-feira em New Hampshire, não conseguirem melhorar a fraca prestação eleitoral que têm tido.

O alvo das críticas foi a inexperiência de Marco Rubio que nunca ocupou um cargo executivo e chegou ao Senado apenas em 2011. “Você nunca teve de tomar uma decisão sobre a qual tivesse de ser responsabilizado”, acusou Christie dirigindo-se ao rival. Mais tarde comentaria que Rubio “é um bom rapaz” mas “não tem experiência”.

Segundo o Washington Post, a estratégia surtiu efeito. “Tanto nos meios de comunicação em geral como nos conservadores, é consensual que Rubio perdeu o debate”. O que também se comenta são as dúvidas sobre o benefício que a estratégia tenha trazido para o próprio Christie. Quem parece ter ganho com o ataque foi Trump.

Uma sondagem ontem divulgada pela CNN dá corpo ao que milionário afirmou várias vezes depois do debate, que tinha sido ele a ganhá-lo . O estudo de opinião dá 33% dos votantes a escolherem Donald Trump, que vai com 17 pontos de vantagem sobre Marco Rubio.

Este ficou mais próximo de Ted Cruz, mas ainda em segundo lugar, com 16% dos votos. A seguir vem Cruz com 14%, John Kasich com 11% , Jeb Bush com 7%, Carly Fiorina com 6% , Chris Christie com 4% e Ben Carson com 2%.

Trump já era o favorito nas sondagens, mas perdeu o Iowa para Cruz.