EMEL compra mais 324 bloqueadores

A EMEL – Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa acaba de comprar mais 324 bloqueadores de veículos, 17 dos quais para jipes, por 50,8 mil euros, mais IVA.

O contrato, feito por ajuste direto com a empresa Micotec – Electrónica, foi assinado no dia 15 e publicado no portal Base dos contratos públicos três dias depois.

Esta aquisição surge num momento em que o número de desbloqueamentos de viaturas tem vindo a diminuir. De acordo com o último relatório e contas divulgado pela EMEL, a empresa efetuou 29 480 desbloqueamentos em 2014, menos 1297 do que no ano anterior e menos 2480 do que em 2012. Um ano antes tinham sido 25 977.

“Neste ano, ocorreu uma canalização de esforços em privilégio das equipas de bloqueadores, tentando-se explorar a maior eficiência da fiscalização motorizada face à apeada, o que possibilitou o decréscimo verificado nos bloqueios e remoções fosse menos pronunciado do que o que se observou nas restantes acções de enforcement”.

Em 2014, a EMEL fez 9 950 remoções de viaturas, menos 310 do que no ano anterior, mas mais 865 do que em 2012. Um ano antes tinham sido 7 524.

“Em suma, a acção fiscalizadora da EMEL caracterizou-se por uma redução significativa do número de denúncias emitidas o que, considerando em paralelo o aumento da receita média por lugar e por dia de exploração, demonstra que a actividade de fiscalização continua a ser bastante efectiva e que está a ser efetuado o respetivo pagamento do estacionamento na via pública”, lê-se ainda no relatório.

joão.despiney@sol.pt