Livraria portuguesa entre as 10 melhores do mundo

Segundo o jornal inglês “The Guardian”, a Ler Devagar, na Lx Factory, é um dos “dez espaços industriais mais chiques do mundo”

Ainda nem se cruzou a porta e já salta à vista a bicicleta voadora, suspensa no centro da sala, bem como os milhares e milhares de livros que cobrem as dezenas de prateleiras, compactas até ao teto do espaço. Depois dos anos no Bairro Alto, mal abriu portas no Lx Factory, em 2009, tornou-se um ponto de passagem obrigatório, atraindo portugueses e estrangeiros. E a partir de agora é provável que receba ainda mais visitas.

É que a Ler Devagar faz parte da lista de dez espaços, em países tão distintos como os Estados Unidos da América, a China e a Sérvia, escolhidos pelo “The Guardian” como bons exemplos de transformações. Outrora armazéns, parques de estacionamento, fábricas e até uma piscina, estes dez espaços são agora, segundo o jornal inglês, “espaços conceptuais e cool”, onde o design se destaca.

Segundo o “Guardian”, a antiga gráfica Mirandela foi escolhida pelo seu gigantesco pé direito, paredes cobertas de livros, e escadas e varandins metálicos, bem distintos de outras livrarias com um “ambiente bolorento e escuro”.