Este simples gesto (romântico) ajuda a combater doenças

Não há nada mais romântico do que partilhar um beijo.

Mas um grupo de biólogos alemães chegou a uma conclusão que o vai deixar sem vontade de partilhar o que quer que seja…

Os investigadores afirmam que, num beijo de apenas 10 segundos, são transferidas cerca de 80 milhões de bactérias, o que pode ajudar a melhorar o sistema imunitário do parceiro e, consequentemente, a combater as doenças de uma forma mais eficaz, lê-se no Daily Mail.

Os seres humanos ‘transportam’ milhares de milhões de bactérias dentro de si. Remco Kort, da Netherlands Organisation for Applied Scientific Research, quis então perceber – em termos científicos – o que levou os homens e as mulheres a beijarem-se tantas vezes.

“O beijo na boca com língua e troca de saliva é um comportamento exclusivo dos seres humanos e é utilizado por 90% da população”, explicou.

“Quisemos perceber até que ponto é que os parceiros partilhavam um ‘padrão bacteriano’ semelhante e, após a investigação, descobrimos que quanto mais se beijavam, mais parecidos eram nesse aspecto”, acrescenta.

A conclusão? De acordo com este estudo, que foi publicado no jornal Microbiome, quanto mais os casais se beijam, mais preparados estão para lidar com infecções ou problemas digestivos semelhantes.