Maria Luís Albuquerque acusada de utilizar “semântica” para esconder insucesso no Banif

Mário Centeno acusou hoje a antiga titular da pasta das Finanças de utilizar “semântica” sobre os processos de reestruturação do Banif que não foram viabilizados pela Comissão Europeia.

Maria Luís Albuquerque acusada de utilizar “semântica” para esconder insucesso no Banif

O ministro está a ser ouvido na comissão de inquérito do Banif e, depois da intervenção inicial, foi questionado sobre as afirmações da véspera de Maria Luís Albuquerque. A antiga ministra indicou que Bruxelas não tinha chumbado sucessivos planos de reestruturação do banco, e sim que tinha havido um normal processo de revisão dos planos, em diálogo com as instituições europeias.

“Era bom que nos deixássemos de semânticas. Quando há um novo plano é porque o plano anterior não foi aprovado. Em português, o contrário de aprovado é chumbado”, disse o ministro.

Centeno considera que houve “falta de assertividade na condução do processo por parte do Governo e do Banco de Portugal”, o que é visível nos “sucessivos adiamentos, na incapacidade de substituir a administração do Banif e na ausência de tentativas de trazer soluções de mercado”.