DBRS deve manter rating português

A agência de rating DBRS deu hoje a entender que não descerá o rating ou o outlook da dívida portuguesa no final da semana. Esta é a única empresa de notação financeira que mantém o rating português elegível para as operações de financiamento  do Banco Central Europeu (BCE).

A DBRS vai publicar uma análise do rating português na sexta-feira, dia 29 de abril. A avaliação surge depois da entrada em vigor do orçamento do estado para 2016, no final de março, e da apresentação do Programa de Estabilidade na semana passada.

Hoje, declarações do analista-chefe da agência canadiana à Reuters indicam que a agência não deverá tomar decisões de descida da notação portuguesa. “Parece que o Governo está comprometido com o programa orçamental e que há um diálogo saudável com a Comissão Europeia. Estes são dois elementos muito importantes para o nosso rating e outlook", disse Fergus McCormick.

Embora o analista da DBRS tenha revelado preocupação com a reversão de algumas medidas do anterior governo, do Governo PS com apoio da esquerda no Parlamento, mas McCormick  lembrou que a agência tem sido "moderada" na redução da notação de países da Zona Euro, já que “atribui maior peso à vontade política” de manutenção da zona euro. Em Fevereiro passado, a DBRS já admitia estar "confortável" com a actual classificação que atribui à dívida portuguesa.

joao.madeira@sol.pt