Aquilo que os Duques de Cambridge tentaram ‘esconder’ dos Obama

Durante a visita do presidente norte-americano ao Reino Unido, na semana passada, os Duques de Cambridge receberam Barack Obama e a sua mulher, Michelle, na sua residência privada, o Palácio de Kensington.

O momento foi fotografado, tendo sido divulgadas várias imagens do casal norte-americano à conversa com Kate e William. Houve mesmo uma fotografia, com o príncipe George de roupão – a criança terá ficado acordada até mais tarde para conhecer o casal Obama – em cima de um cavalo de brincar, que correu mundo.

Mas agora o que está a dar que falar é aquilo que não surge nas fotografias deste encontro.

Segundo o jornal britânico The Sun, na preparação para a chegada do presidente e da primeira-dama, uma assistente ter-se-á apercebido de que um dos quadros pendurado na sala onde os Duques iriam receber os Obama tinha como título ‘The Negro Page’, também conhecido por ‘A page with two horses’.

Recorde-se que a palavra ‘negro’ em inglês tem uma conotação pejorativa. A funcionária ter-se-á apressado a desaparafusar a placa com o título da obra de modo a não ofender o presidente e a mulher.

“Toda a gente sabia que era a primeira vez que iriam entrar câmaras na casa do Duque e da Duquesa portanto tudo tinha de estar preparado de acordo com a ocasião. Imagine o horror que foi quando alguém viu a palavra ‘N…’ no enorme quadro que dominava toda a divisão”, relatou uma fonte do Palácio ao jornal.

O quadro, da autoria do pintor holandês Albert Cuyp e que data de 1660, foi escolhido por Kate da Royal Collection, uma coleção de obras de arte pertencentes à família real.