Túnel do Marão “beneficiará todo o país”

O Túnel do Marão custou 398 milhões de euros e é o maior túnel em Portugal.

Rasga a serra do Marão entre Amarante e Vila Real e demorou sete anos a ser concluído. A inauguração acontece já este sábado pelas mãos do primeiro-ministro António Costa e o túnel abre ao trânsito na madrugada de domingo.
Em declarações à Lusa, Pedro Marques, ministro do Planeamento e Infraestruturas, explicou, esta sexta-feira, que a obra vai ter “um impacto enorme na vida das pessoas e das empresas e beneficiará todo o país”.

"O Túnel do Marão é uma via de enorme importância para toda a região de Trás-os-Montes e Alto Douro, na medida em que assegura uma ligação rápida, confortável e, acima de tudo, segura ao resto do país e à rede viária europeia", afirmou Pedro Marques, acrescentando ser ainda de grande importância o facto de se tratar de um fator de dinamização da economia.

"As empresas que aqui estão localizadas, assim como as que pretendam investir na região, ficarão mais perto dos grandes centros de distribuição. Estou em crer que, com estas novas acessibilidades, haverá um acréscimo sensível de investimento na região, com o que isso representa em criação de emprego", sublinhou.

O túnel tem 5,6 quilómetros e é o maior de Portugal, deixando assim para trás as infraestruturas rodoviárias que existem na Madeira.