Fátima. Chuva e trovoada apanham peregrinos

Os milhares de peregrinos que estão a caminho do 13 de Maio em Fátima estão a ser fustigados por chuvas e trovoadas. 

Fátima. Chuva e trovoada apanham peregrinos

E os avisos para os perigos de acidentes nas estradas vêm de todos os lados. Ontem foi a vez da Câmara de Pombal apresentar um plano de apoio aos peregrinos que passam pelo concelho. Assim, os peregrinos devem evitar o IC2, na entrada da cidade. O documento assinala ainda três zonas de elevado risco: entrada norte de Pombal, zona entre Fontinha e Leais, e zona entre Leais e Meirinhas.

Ao longo do percurso, a Câmara de Pombal tem à disposição dos peregrinos que se dirigem a Fátima três pontos de primeiros socorros, seis zonas para carros de apoio e duas zonas de banho e descanso, localizadas na Redinha e em Pombal, na zona desportiva.

Com a tentativa de tirar as pessoas do IC2 (também frisada no acordo entre 14 municípios para criar alternativas), o presidente da Câmara, Diogo Mateus, quer que os dispositivos se possam concentrar mais nos problemas físicos dos peregrinos e menos em acidentes.

Segundo Diogo Mateus, o dispositivo apresentado surge no sentido de mobilizar diferentes entidades para assegurar necessidades de segurança, apoio, higiene, pernoita e saúde dos peregrinos que caminham em direção a Fátima.

Entretanto, o IPMA avançou ontem com uma previsão especial do estado do tempo até sexta-feira, na qual refere que Portugal continental vai estar “sob influência de uma região depressionária centrada a oeste do território, prevendo-se chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada”, o que poderá afetar a peregrinação do 13 de maio ao Santuário de Fátima. A partir de sexta-feira, dia 13, o IPMA já prevê um desagravamento das condições do estado do tempo.