Outra estátua de D. Sebastião de regresso à estação do Rossio?

Parece que é desta que a lenda se vai cumprir. Ou algo do género.

Falamos do regresso de D. Sebastião. Isto porque, depois da estátua que se encontrava na estação do Rossio, em Lisboa, ter ficado totalmente destruída, o Instituto de Oftalmologia Doutor Gama Pinto avançou que encontrou recentemente uma peça igual, numa arrecadação do edifício.

Segundo o Público, a direção do instituto já marcou uma reunião com a Infra-Estruturas de Portugal. “Sentimos que finalmente tínhamos encontrado o destino da estátua que aqui estava”, afirmou Fátima Sena e Silva, membro do conselho administração, ao jornal.

Esta estátua foi avaliada esta terça-feira, tanto pela Infra-Estruturas de Portugal como por especialistas na área do património. Segundo a administradora, poderá mesmo tratar-se da peça original. “Havia um mestre que fazia o molde e a partir daí construíam-se as réplicas. Acreditamos que este é o molde original”.

Aliás, o atual instituto, que antigamente era o Palácio dos Condes de Penamacor, foi local de passagem de um dos engenheiros responsáveis pela construção da estação do Rossio, Edmund Bartissol – daí terem a estátua de D. Sebastião.

Fátima Sena e Silva adiantou ainda que os especialistas ficaram “fascinados com os pormenores da estátua” e acredita que existem “fortes probabilidades” desta vir a ser restaurada e substituir a que foi destruída, há cerca de uma semana, por um jovem que se pendurou na peça para tirar fotografias.