Trovoada trava Pedro Lencart

Pedro Lencart melhorou a sua classificação de 2015 e terminou no 30º lugar o 13º Allianz German International Boys & Girls Open, o torneio organizado pela Federação de Golfe da Alemanha, no prestigiado Golf Club St. Leon-Rot, antigo anfitrião de um torneio do European Tour, que no ano passado recebeu a Solheim Cup.

Se no ano passado o agora campeão nacional amador foi 35º (empatado com o 34º), com 220 pancadas (76+71+73), 4 acima do Par, este ano foi 30º classificado, com 144 pancadas, a Par do campo, depois de duas voltas seguidas de 72.

Pedro Lencart ficou empatado com mais cinco jogadores a Par do campo, designadamente o 26º classificado, o norueguês Sander Stavnar, que beneficiou de uma melhor segunda volta (68).

Não fosse uma trovoada que interrompeu a terceira e última volta e talvez o português de 16 anos tivesse subido na classificação, pois ia com 1 abaixo do Par e, como conta o site especializado “Golftattoo”, «estava a cerca de dois metros para birdie no 14 quando tocaram as buzinas a suspender a competição em definitivo».

A classificação final acabou por contabilizar apenas os dois resultados iniciais e o 30º lugar (ou 26º empatado) é bem positivo entre 88 dos melhores sub-18 da Europa.

«O balanço no geral é positivo», disse Pedro Lencart ao Gabinete de Imprensa da FPG, autor de 7 birdies em 36 buracos, um sinal da evolução do jogador da seleção nacional da FPG, conhecido pela sua consistência de jogo, mas que, à medida que vai crescendo, vai podendo também ganhar alguma agressividade.

«É a segunda vez que jogo este torneio e consegui melhorar em relação ao ano passado, o que é sempre um ponto positivo», acrescentou.

«Tinha como objetivo concluir com um agregado de abaixo do Par, porque nos anos anteriores um resultado abaixo do Par criava a possibilidade de terminar no top-10. O tempo em durante os três dias de prova esteve sempre em iminência de haver trovoada, sendo mesmo o jogo suspenso no primeiro e no terceiro dia. O último dia foi cancelado, o que foi ingrato, pois vinha a jogar abaixo do Par», concluiu.

Pedro Lencart viajou à Alemanha acompanhado por Nelson Ribeiro, que desde o ano passado integra a equipa técnica da Federação Portuguesa de Golfe liderada por Nuno Campino. Sendo também o treinador do Club de Golf de Miramar, conhece como poucos o jogador português.

Recorde-se que Portugal já teve dois vice-campeões deste torneio germânico, Gonçalo Pinto e Gonçalo Costa, respetivamente em 2011 (-2) e em 2013 (-7).

O 13º Allianz German International Boys & Girls Open foi ganho pelo holandês Mike Toorop (-8) e pela alemã Aline Krauter e a dinamarquesa Sofie Kibsgaard Nielsen (-8), sendo a primeira vez que houve duas campeãs.

* Federação Portuguesa de Golfe