Suunto Spartan Ultra: desportista nato

A nova geração de relógios da casa Suunto chega ao mercado reivindicando as aptidões para a aventura e desporto. Com o título de relógio GPS multidesportivo,  este é um relógio topo de gama e está indicado para todos os aventureiros, ou os mais exigentes desportistas.

As suas características são de topo, assim como a construção. Produzidos artesanalmente, valem-se da habilidade das mãos para ganhar forma nesse país denominado Finlândia. O conjunto utiliza um misto de materiais de topo para a robustez, durabilidade ou mesmo estética: caixa em polímero termoplástico reforçado com fibra de vidro, esfera em cristal de safira e o bisel de titânio aeroespacial (grau 5) ou aço inoxidável, conforme o modelo.

Depois as principais características: resistente ao pó e à água (até 100 m), ecrã tátil com amplo ângulo de visão e boa visibilidade mesmo sob intensa luz solar, pulsómetro e acelerómetro integrado, GPS, barómetro, bússola digital e a indispensável bateria de grande duração.

Todas estas funcionalidades e atributos permitem encarar terrenos, desportos, condições atmosféricas ou qualquer prova que o utilizador exerça. E com dados, já que se propõe a monitorizar os treinos com precisão, dispondo toda a informação versátil sobre os progressos realizados nas várias atividades. Se preferir optar por treinos já programados, tem à disposição diferentes pré-configurados (por ex. triatlo, natação, ciclismo, corridas de montanha ou desportos na neve) que podem ser personalizados à necessidade do utilizador, assim como para atividades e treinos específicos.

Mas não está indicado apenas para extremos, este Suunto Spartan Ultra é também um relógio para o dia-a-dia, pelo que monitoriza a atividade geral durante todo o dia, como andar, dormir, correr para o transporte público, etc. Divide essa informação em etapas diárias e semanais, calorias e tempo em atividade. E, com o emparelhamento com o smartphone através da aplicação para iOS e Android, podemos aceder a toda a informação atualizada sobre os melhores tempos conseguidos em cada dia de trabalho, numa atividade diária ou treino.

Nota importante para esta aplicação que mostra o resumo visual de toda a atividade realizada, onde se inclui o estado, ou necessidade, de recuperação e o nível de progresso atingido, de modo a que cada utilizador possa planificar melhor o seu treino. Utiliza os métodos de big data, que gere e analisa os dados, informação, gerados pelas comunidades desportivas e que posteriormente ‘transforma’ em valiosos conselhos de treino. Desta forma propõe-se a elevar a informação, comparações e desenvolvimento de conselhos personalizados.

Outra novidade é o Movescount, serviço desportivo online, que tem como principal vantagem (e numa primeira fase) a atualização de mapas de calor (Heatmaps) específicos para cada atividade desportiva, que se baseiam nos milhões de treinos e aventuras geradas pela comunidade. Estes mapas permitem encontrar os melhores lugares para treinar e novas zonas para explorar. Graficamente apelativos, explicam pela intensidade de cor quais os trajetos mais utilizados e com maior movimento relativo à atividade proposta.

Estes Heatmaps estão disponíveis para qualquer utilizador (mesmo para quem não está inscrito no Movescount.com), dispondo as rotas, ou zona, conforme a necessidade da atividade. Basta escolher uma zona do mapa e seleccionar uma atividade para localizar as rotas mais populares para praticar trail, ciclismo, natação, esqui, etc.

Este novos mapas permitem aos utilizadores as visualizar ou planear as suas rotas no Movescount.com, e posteriormente transferi-las para o relógio Suunto GPS para obter a rota desejada.

A coleção Suunto Spartan Ultra está disponível em quatro modelos: Suunto Spartan Ultra All Black Titanium, Suunto Spartan Ultra Stealth Titanium, Suunto Spartan Ultra White e Suunto Spartan Ultra Black, todos com a opção para incluir pulsómetro Suunto Smart Sensor que permte monitorizar o ritmo cardíaco. O preço divide-se: 749 euros para as versões Ultra Titanium e 649 euros nas versões Ultra, sendo que há um aumento de 50 euros para quem decidir incluir pulsómetro.