Euro2016: Suíça e Roménia empatam

Suíça e Roménia empataram (1-1) no segundo jogo do grupo A. Às 20h00 França e Albânia fecham o dia do Euro’16.

Os suíços são conhecidos pelos relógios e pelo queijo. Muita gente pode nem gostar destas duas coisas, mas quem se atreve a criticar o chocolate suíço? O sabor doce conquista qualquer pessoa no mundo, e os helvéticos hoje tomaram-lhe o gosto depois de somarem um empate (1-1) esta quarta-feira – e quatro pontos no grupo A do Euro'16 – contra uma Roménia que está agora aflita com apenas um ponto.

A Roménia até entrou melhor no jogo ou, por outro lado, começou a vencer aos 18' depois de Bogdan Stancu converter uma grande penalidade (dois golo no Euro de penálti) após o agarrão de Lichtsteiner  a Chipciu na grande área. Apesar da vantagem, foi a Suíça que, depois de vencer a Albânia (1-0), quis demonstrar que é a segunda melhor equipa neste grupo. Dominadores, os helvéticos podiam ter marcado aos 7' e aos 16' pelo mesmo homem, Haris Sefereovic, mas viram-se a perder. Os romenos aproveitaram o embalo da vantagem para tentar ampliar o marcador: Chipsiu aos 25' rematou ao lado e Sapunaru enviou a bola ao poste aos 28'. Quase, quase, que o guardião Yann Sommer via a sua baliza furada novamente.A suíça acabou a dominar  mas viu a Roménia superiorizar-se naquilo que realmente importa: os golos. O resultado dava ainda um dado curioso para os homens de leste – nunca os romenos estiveram em vantagem ao intervalo num europeu.

A segunda parte começou com um quase auto-golo de Joahn Djourou aos 52'. O susto serviu de aviso e de um canto de Ricardo Rodríguez nasceu a igualdade aos 57'. Um remate cruzado de Admir Mehmedi punha o jogo no 1-1. O jogo tornou-se mais picante para quem estava a assistir nas bancadas do Parque dos Principes em Paris, com os suíços a não arredarem pé (apesar do resultado já quase servir para passar aos oitavos de final), e os romenos a quererm salvar as suas aspirações.

No fim o sabor doce chegou à boca dos homens comandados por Vladimir Petkovic que agora podem ir mais confortáveis para a última jornada do Grupo A quando defrontarem a França. Os franceses vão defrontar esta noite (20h00) a Albânia, depois de terem vencido a Roménia por 2-1.