Polónia e Grécia empatam 1-1

Um dos anfitriões do Euro empatou a uma bola no jogo inaugural, com os gregos

dimitris salpingidis empatou, logo no início da segunda parte, o jogo inaugural do euro 2012. o 1-1 aconteceu na sequência de um contra-ataque rápido, que deu origem a um remate à entrada da grande área. depois disso, a grécia falhou uma grande penalidade.

ao intervalo, um golo de robert lewandowski e uma polémica expulsão de um jogador grego estavam a marcar a partida. em varsóvia, a co-anfitriã polónia defronta a grécia treinada por fernando santos.

depois de ameaçar várias vezes, a polónia marcou ao minuto 17. obraniak centrou do lado direito do ataque e lewandowski, de cabeça na área, fez o primeiro golo deste euro 2012.

já em cima do intervalo, aos 43 minutos e depois de um segundo amarelo recebido por uma falta banal cometida no meio campo, o árbitro espanhol carlos velasco expulsou o defesa central grego sokratis papastathopoulos.

os gregos voltaram do balneário cheios de força e cinco minutos depois do recomeço, salpingidis (que havia entrado ao intervalo) restabeleceu a igualdade.

com os gregos galvanizados, viveram-se momentos dramáticos quando o relógio marcava 67 minutos. o guarda-redes polaco, szczesny, derruba o mesmo salpingidis na grande área e é expulso.

na marca do castigo máximo, o recém-entrado tyton foi superior ao ‘veteraníssimo’ karagounis, que desperdiçou a oportunidade de colocar os gregos na frente.

os onze polacos escolhidos por franciszek smuda para começarem a partida são szczesny, boenisch, wasilewski, perquis, piszczek, polanski, rybus, obraniak, murawski, blaszczykowski e lewandowski. no banco, o técnico tem à disposição sandomierski, tyton, wojtkowiak, kaminski, wawrzyniak, dudka, matuszczyk, mierzejewski, wolski, grosicki, sobiech e brozek.

do lado grego alinham de início chalkias, maniatis, a papadopoulos, torossidis, papastathopoulos, holebas, karagounis, ninis, katsouranis, samaras e gekas. tzorvas, sifakis, tzavellas, malezas, k papadopoulos, makos, fotakis, fortounis, fetfatzidis, liberopoulos, mitroglou e salpingidis são as opções de fernando santos no banco.

sol

(em actualização)